top of page

SAST vs. DAST para testes de segurança: revelando as diferenças

  • Foto do escritor: Leonardo Schumacher
    Leonardo Schumacher
  • 9 de nov. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2023

O Application Security Testing (AST) abrange várias ferramentas, processos e abordagens para verificar aplicativos e descobrir possíveis problemas de segurança. O teste estático de segurança de aplicativos (SAST) e o teste dinâmico de segurança de aplicativos (DAST) são abordagens de teste de segurança usadas popularmente que seguem diferentes metodologias de verificação de códigos de aplicativos em diferentes estágios do ciclo de vida de desenvolvimento de software.


O SAST segue uma abordagem de teste de white-box para analisar o código-fonte, o código de bytes e os binários para identificar vulnerabilidades exploráveis e erros de codificação. Por outro lado, o DAST implementa um método de teste de black-box, onde os engenheiros de segurança analisam cargas de ataque simuladas por meio do front-end do aplicativo, sem expor informações internas na construção interna do aplicativo.


Neste blog, discutiremos as abordagens de teste SAST e DAST, como elas ajudam a detectar vulnerabilidades e falhas de aplicativos, suas diferenças e melhores casos de uso.



Teste estático de segurança de aplicativos (SAST)


As ferramentas SAST oferecem feedback imediato sobre falhas de software introduzidas durante o processo de desenvolvimento de código. Esse teste é executado usando regras predefinidas em um modelo de software que combina código-fonte e fluxos de dados, criando uma réplica. Como o SAST opera nos estágios iniciais do SDLC, ajuda a identificar erros de codificação antes da compilação do software. Ele se alinha perfeitamente com uma abordagem shift-left baseada em DevSecOps, apoiando uma abordagem de segurança proativa.


As vulnerabilidades comuns detectadas pelo SAST incluem:


  • Estouros de buffer

  • Script entre sites

  • SQL injection



Benefícios das varreduras SAST


  • Detecção antecipada de vulnerabilidades: lançado no início do desenvolvimento, o SAST detecta vulnerabilidades antes do código ser lançado, oferecendo suporte à correção proativa e à mitigação de falhas de segurança.


  • Feedback em tempo real: os scanners SAST realizam varreduras rápidas e podem analisar toda a base de código de um aplicativo em um período mais curto. Além de fornecer feedback instantâneo sobre as falhas descobertas, as ferramentas SAST integram-se perfeitamente com várias ferramentas de pipeline de desenvolvimento sem afetar as funcionalidades principais.


  • Precisão: as ferramentas SAST realizam testes de segurança automaticamente com base em regras de segurança predefinidas. Essas ferramentas identificam vulnerabilidades críticas com mais rapidez e precisão do que as abordagens de teste manual.


Embora o SAST promova práticas de codificação seguras, seu escopo é limitado porque é incapaz de identificar vulnerabilidades em tempo de execução, que é o que nos leva ao DAST.



Teste Dinâmico de Segurança de Aplicativos (DAST)


Ao contrário do SAST, o Dynamic Application Security Testing avalia o aplicativo usando uma abordagem externa, simulando as ações de um usuário mal-intencionado para orquestrar ataques. As varreduras DAST operam inserindo entradas suspeitas do usuário e observando a resposta do aplicativo para avaliar vulnerabilidades em tempo de execução.


O mecanismo de teste verifica continuamente os aplicativos da Web implantados em produção, ajudando a simular o comportamento do aplicativo no mundo real e a identificar problemas que afetam a experiência típica do usuário. Como os testes DAST são realizados em um ambiente de execução, os engenheiros de segurança também podem detectar e identificar novas vulnerabilidades à medida que surgem e evoluem.


As vulnerabilidades descobertas pela análise dinâmica incluem:


  • Falsificação de solicitação entre sites

  • Vulnerabilidades de inclusão de arquivos

  • Manipulação de cookies

  • Vulnerabilidades de divulgação de caminho

  • Corrupção de memória

  • Falhas de injeção



Benefícios dos testes DAST

  • Agnóstico em linguagem: os testes DAST não exigem conhecimento das linguagens de programação usadas para desenvolver o aplicativo. As ferramentas DAST avaliam o comportamento do aplicativo com base em entradas e saídas, independentemente das estruturas usadas, tornando-as uma abordagem de teste mais robusta. Como foram desenvolvidas para serem independentes de linguagem, as ferramentas DAST impõem uma colaboração perfeita entre as equipes de desenvolvimento e de segurança para facilitar o gerenciamento de riscos de segurança.


  • Baixas taxas de falsos positivos: as ferramentas DAST realizam uma verificação completa do ambiente do aplicativo, permitindo que os pesquisadores de segurança detectem e identifiquem falhas de segurança que ameaçam a segurança e a funcionalidade do aplicativo.


  • Não é necessário acesso ao código-fonte: as varreduras DAST, realizadas por meio do front-end do aplicativo, permitem que serviços de segurança de terceiros conduzam testes sem expor o código do aplicativo.


Embora as ferramentas DAST avaliem uma ampla gama de vulnerabilidades no código do aplicativo, elas não conseguem detectar a localização exata de um problema de segurança na base de código. As varreduras DAST também não detectam vulnerabilidades em partes da pilha de aplicativos que não são executadas.



A diferença entre SAST e DAST

Embora tanto o SAST quanto o DAST sigam abordagens proativas de identificação de vulnerabilidades, eles possuem diferentes pontos fortes, adequados para diversos casos de uso. A seção a seguir descreve as diferenças entre as duas tecnologias e os fatores a serem considerados ao selecionar a ferramenta certa de segurança de aplicativos.

Aspecto

SAST

DAST

Tipo de teste

White-Box

Black-box

Maturidade do código necessária

Verifica código parcial em repouso

Verifica código maduro e em execução

Cobertura de vulnerabilidade

Erros de codificação e configurações incorretas

Vulnerabilidades de tempo de execução

Localização de vulnerabilidades

Encontra a localização exata

Detecta vulnerabilidades sem apontar para uma linha de código específica

O SAST é essencial nos ciclos de vida de desenvolvimento de software moderno, detectando vulnerabilidades críticas antes que elas cheguem ao ambiente de produção. Como prática recomendada, recomenda-se que as ferramentas SAST sejam usadas pelos desenvolvedores para ajudá-los a identificar e detectar erros de codificação enquanto escrevem o software. O SAST também é apropriado para análise de causa raiz, o que ajuda a determinar a localização exata do problema nas linhas de código após outras verificações de vulnerabilidade terem detectado falhas.



Combinando varreduras SAST e DAST para resultados ideais

Uma vez que oferecem diferentes pontos fortes, o DAST e o SAST complementam-se e são melhores utilizados em conjunto para implementar uma abordagem de teste muito mais robusta. Um método prático é adotar ferramentas SAST no início do estágio de desenvolvimento do código, permitindo uma análise abrangente de segurança de todas as funcionalidades e pacotes utilizados para a aplicação. Em seguida, o código-fonte, os binários e as dependências podem ser carregados em um ambiente de teste onde os engenheiros de segurança podem realizar testes DAST para avaliar como os invasores podem explorar vulnerabilidades na produção.


O DAST encontra vulnerabilidades que não podem ser descobertas pelo SAST: 80% das aplicações web possuem uma vulnerabilidade crítica que só pode ser encontrada com uma verificação dinâmica.


Para aplicativos implantados, o DAST pode identificar novas vulnerabilidades, enquanto o SAST verifica componentes vulneráveis para determinar as causas principais de uma vulnerabilidade.



Simplifique a segurança com SAST e DAST em uma plataforma


As equipes de desenvolvimento usam diversas ferramentas coletivamente para reduzir a carga de administração de testes DAST e SAST. Essas ferramentas operam com base em um conjunto de regras de segurança para automatizar a descoberta, identificação e correção de vulnerabilidades de segurança. A plataforma inteligente de segurança de software Veracode agiliza esse processo, oferecendo uma plataforma única e nativa da nuvem que economiza tempo e orçamento na modelagem de ameaças, automatizando testes e fornecendo relatórios acionáveis sobre vulnerabilidades descobertas.


Fonte: Veracode, SAST vs. DAST for Security Testing: Unveiling the Differences, Jenny Buckingham, nov/2023



Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page